Quando pensamos no MOB – Método de Ovulação Billings – logo nos vem a idéia de que, nada mais é do que a antiga “Tabelinha”. Mas nesse texto, quero te contar que; o MOB – Método de Ovulação Billings, é um método de ovulação natural a partir da observação diária da fertilidade da mulher podendo ser utilizado por ela em qualquer fase da sua vida.
Historicamente, ele é um método científico estudado e desenvolvido pelos médicos Dr. John Billings, Dra Evelyn Billings, Dr. James Brown e Dr.Erick Odeblad. Através de cada contribuição dada a partir de testes, desempenho e análise de inúmeras mulheres ao longo de 30 anos, conseguiram a validação científica do método de ovulação.
Mas afinal, no que consiste esse método natural?
Bem, o MOB é uma técnica de observação que tem por objetivo identificar o período fértil e infértil da mulher. Através de anotações diárias observando o fluxo vaginal ou muco cervical com a descrição da sensação e do aspecto do muco cervical encontrado na roupa íntima.
Para isso, ao longo do dia, a mulher em sua rotina diária vai observar como se sente e, através de constatações de padrão, estabelecerá junto a uma instrutora credenciada pelo CENPLAFAN os seus períodos férteis e inférteis a fim de espaçar ou até mesmo alcançar uma gestação.
O MOB é natural e eficaz. A partir da fisiologia reprodutiva da mulher, ela será capaz de constatar os sinais do corpo, regular sua fertilidade cuidando da saúde reprodutiva sem o uso de qualquer contraceptivo. Esses sinais que poderão ser identificados ao longo do ciclo menstrual, darão clareza dos períodos de fertilidade e infertilidade.
Por fim, é importante reforçar que, trata-se de um método muito simples, o qual a mulher poderá utilizá-lo em qualquer fase da vida como amamentação, pré menopausa, retirada de anticoncepcional. Ainda, independe se ela possui um ciclo menstrual curto, médio ou longo. Dessa forma, o MOB traz inúmeros benefícios a mulher que:
- aprende a conhecer as mudanças do seu corpo,
- identifica sua fertilidade,
- proporciona diálogo
- e compreensão no casamento e evita prejuízos mais graves à saúde como trombose e demais doenças vasculares.
Portanto, o MOB é eficaz, seguro, sem contra indicação e orientado pela nossa Igreja Católica.
Quer saber mais sobre a família FDC? Clique aqui e confira o testemunho do Andreo e da Lucilene sobre a adoção.
Daniele Coelho
Membro de Aliança