Você sabe o que é não roubar? Entenda o sétimo mandamento

“Não roubarás” (cf. Ex 20,15)

O sétimo mandamento da lei de Deus proíbe tomar ou reter injustamente os bens do próximo ou lesá-lo, de qualquer modo, nos mesmos bens. Prescreve a justiça e a caridade na gestão dos bens terrestres e dos frutos do trabalho dos homens. Exige, em vista do bem comum, o respeito á destinação universal dos bens e ao direito a propriedade privada.

A vida cristã procura ordenar para Deus e para a caridade fraterna os bens deste mundo.  Não roubar é evitar retirar algo de outra pessoa, usurpar o bem alheio contra a vontade racional do seu dono. Os pecados da cobiça, da inveja e do egoísmo levam o homem a cometer pecados contra o sétimo mandamento.

O que é roubar?

Roubar é reter algo que não nos pertence, adulterar o horário de trabalho, não ser justo na hora da compra com o troco, emprestar dinheiro cobrando altos valores, não pagar o salário justo para aos empregados, invadir propriedade privada sem autorização do dono. São Leão Magno diz:

Que não vos detenham as coisas deste mundo, pois os bens do céu vos esperam”.

Aqui o Santo Doutor da Igreja aponta para os verdadeiros bens que nos esperam, para mostrar que é injusto correr atrás de meios de trapaça e de assalto contra os bens que passam. Da mesma forma, a palavra de Deus diz: “Ninguém dentre vós cometerá roubo, nem usará de falsidade ou de mentira para com seu compatriota” (cf. Lv 19,11). É uma advertência sobre o perigo dessas práticas.

No Novo Testamento, diante da conversão de Zaqueu, ele disse: “Senhor, eis que dou a metade de meus bens aos pobres, e se eu defraudei a alguém, restituo-lhe o quádruplo” (cf. Lc 19, 8). Zaqueu roubou pelos impostos e se converteu, agindo com caridade. As virtudes que regulam esse mandamento são a temperança, a justiça e a solidariedade. A caridade também é uma grande virtude contra o roubo, pois como diz São Josémaria Escrivá, no seu livro Sulco, número 749: “A tua caridade deve adequar-se, ajustar-se, às necessidades dos outros; não às tuas”.

Enfim, acompanhe nossa série sobre os 10 mandamentos e busque a santidade no seu dia a dia. Conheça também nossas mídias sociais!

Deus te abençoe

 

Padre Lizandro Goulart

Consagrado Pertença de Aliança

Outros Posts